Com tanta oferta de viagens low cost existentes no mercado e devido à crise que se faz sentir por todo o mundo, as companhias áreas tem vindo a baixar o custo dos bilhetes, o que faz com que seja possível viajar praticamente para qualquer lugar de forma simples e económica. Mas para que possa poupar o máximo, deixamos aqui algumas das dicas para conseguir os melhores preços. Vai ver que a sua viagem de avião ficará a custar muito pouco.
Faça reservas com antecedência. Quando mais cedo reservar, mais barato o bilhete de avião irá ficar. Pesquise uns bons meses antes nas companhias de voos low cost que fazem a viagem para o local pretendido e seja flexível com as datas. Sabia que os preços dos voos variam consoante o mês e dia da semana que viaja? Tem mais hipóteses de conseguir um voo mais barato a meio da semana, que ao fim-de-semana por exemplo, quando existem mais pessoas para viajar. Se vai de férias, o dia não será de certo decisivo.
Viajar a horas diferentes das normais, por exemplo de madrugada ou ao fim da noite, beneficiam o preço do bilhete, pois a grande maioria das pessoas não escolhe esse tipo de voos. Se optar pelas épocas baixas, irá também notar uma grande diferença de valor. Por exemplo escolha a semana a seguir ao Natal, ou os meses de Maio, Junho, Setembro e Outubro, que os preços serão certamente diferentes dos habituais meses de Verão.
Escolher aeroportos secundários: O aeroporto de destino é também muito importante para que os preços sejam consideravelmente mais baixos, pois se optar por aeroportos secundários ou mais pequenos, estes tem taxas menos dispendiosas, por ficarem um pouco mais longe do centro da cidade escolhida. A grande maioria das companhias Low Cost oferece estas alternativas fazendo com o preço do bilhete seja menor, comparado com um voo Low Cost num aeroporto principal.
Procure também rotas alternativas, se a sua viagem é longa, mesmo que estas tenham mais ligações, porque irá acabar por poupar. Uma viagem com ligação directa é sempre mais dispendiosa que uma viagem com várias escalas. Em alguns casos, pelas diferenças de horas de um avião para outro, possibilita a visita às cidades próximas desses aeroportos e no fim acaba por compensar, conheceu mais sítios e poupou nas viagens.
Faça um cálculo do que quer gastar, para que na hora de adquirir as passagens não esteja à espera da melhor oferta que pode acabar por perder. Por exemplo estabeleça o preço que quer pagar pelo bilhete de avião e assim que encontrar uma oferta de acordo com esse preço, faça a sua compra. Evita que perca tempo e até mesmo boas ofertas, com a esperança de conseguir uma melhor. Mas sempre com uma boa margem de antecedência, pois este facto por si só, já ajuda muito a diminuir o valor do bilhete.
Quando pesquisar preços e voos tenha atenção aos motores de busca, pois a grande maioria têm comissões associadas que encarecem o preço do avião. Para além distso, muitos dos voos Low Cost nem são contemplados nestas pesquisas. Os que fogem à regra são os motores de busca como SkyScanner, Kayak e Momondo ou o nosso proprio site. Ou então use-os apenas para ter uma ideia das companhias que fazem os trajectos pretendidos.
Opte pelos sites locais das companhias, pois por vezes a moeda também ajuda a poupar uns euros, principalmente face à desvalorização do dólar e porque será aí que encontra a grande maioria das promoções e pacotes especiais.
Todas estas dicas conjugadas entre si fazem com a viagem de avião não pese nada em comparação com outras despesas de férias, possibilitando uma grande poupança, o que permite, quem sabe, ficar até mais dias no destino escolhido ou conseguir fazer as férias com que sempre sonhou a baixo custo. Não perca mais tempo, marque as suas viagens aos melhores preços hoje mesmo!
Como comprar viagem, hotel e bilhetes
Como visitar Palma de Maiorca em 3 dias
Listagem de voos baratos partida do Porto
Receba em primeira mão as promoções e oportunidades do momento