Independente do motivo, seja para visitar ou morar, Portugal entrou de vez ao gosto do viajante brasileiro. Isso se deve à facilidade do idioma, mas também à qualidade de vida local e o preço baixo de algumas regiões. A depender do local escolhido, você pode gastar bem pouco pela estadia, ter uma rotina mais simplista, mas ainda bastante satisfatória.
Entretanto, muitos ainda têm dúvidas do que fazer antes de ir viajar, seja do que levar, até aonde ir. Com este pequeno guia, você saberá o que precisa saber antes de viajar para Portugal.
Índice de Conteúdos
O turismo em Portugal costuma proporcionar experiências incríveis ao visitante pelo conjunto da obra. Os preços são abaixo em relação aos cobrados no restante da Europa. Com isso, as hospedagens ofertam lugares confortáveis a um preço baixo. Para quem procura se locomover constantemente, o transporte público é acessível em termos práticos e financeiros a toda região portuguesa.
Apesar do nome, Portugal é bastante pequena se comparada a outros países, como Brasil. Desse modo, você pode ir do norte ao sul, literalmente, sem problemas. Em meio a esse caminho, encontrará diversas praias paradisíacas na costa. Ainda assim, recomendo que trace um mapa das atrações que pode encontrar pelo caminho. Muitos dos maiores tesouros do país se encontra no interior.
Ademais, independente de onde esteja, vai se deparar com a rica gastronomia local. Claro que os restaurantes cobrarão o que acham justo ao serviço e você está na Europa onde tudo é valorizado. Entretanto, restaurantes mais simples ofertam refeições completas por poucos euros. Se procurar bem, pode fazer um bom lanche por apenas quatro euros.
Dentre o que precisa saber antes de viajar para Portugal está a desnecessidade do visto no embarque. Até o momento, qualquer voo ao país não precisa do visto no passaporte, mas isso mudará em breve. Até 2021, essa prática será revogada, fazendo necessário a emissão do documento ETIAS.
Até que o ETIAS seja obrigatório, necessitará dos seguintes documentos para seguir viagem:
Alguns países necessitam que o passaporte tenha uma validade mínima para a entrada do turista. Por exemplo, se a exigência for de que o passaporte tenha o mínimo de um ano para permitir sua entrada no país e você tenha apenas seis meses, seu embarque será negado.
É obrigatória a presença de um contrato de seguro viagem para cada passageiro. Sem ele, sua viagem fica impossibilitada de prosseguir. Imagine hipoteticamente quebrar um braço, necessitar de cirurgia e ter de desembolsar US$100.000,00? Caro, não? Faça o seu seguro viagem internacional assim que confirmar sua viagem.
Pode parecer bobo, mas muitos deixam para comprar a volta após entrarem no país. Entretanto, isso pode provocar implicações, levantando até suspeitas de imigração ilegal. Tenha em mãos suas passagens de ida e volta.
Tente levar algum documento que comprove sua renda e dê segurança na hora de embarcar. Apesar de ser rígido, isso evita desconfortos em casos de imprevistos.
Lembre-se de imprimir a sua reserva no hotel onde ficará hospedado. Caso vá ao país a convite de um amigo ou família, peça que escreva uma carta convite, protegendo sua estadia.
Dentre o que precisa saber antes de viajar para Portugal, ressaltamos a necessidade do seguro viagem. Como dito linhas acima, A Europa é bastante rígida quanto a isso, já que é uma forma de salvaguardar o turista. E mesmo sendo vital, muitos turistas desconhecem a necessidade do documento.
Pela internet é possível fazer simulações a fim de buscar o melhor preço e cobertura. Com isso, faça uma pesquisa detalhada, contrate o pacote mais adequado a você e leve a apólice no dia da viagem.
Esteja preparado para a sua chegada no aeroporto em Portugal. Como dito linhas acima, o país, assim como a Europa, é bastante rígido quanto à entrada de visitantes. Por conta disso, os policiais da fronteira farão uma série de perguntas. Dentre elas, o motivo de sua ida ao país tempo de estadia, quanto dinheiro você está levando e até hotel.
Caso acredite que ficará nervoso com isso, anote cada informação relevante em um papel. Isso servirá de guia para que não esqueça nada de importante. Tenha em mente levar toda a documentação impressa que conseguir, como reserva em hotéis, por exemplo. Fique calmo, seja solicito e responda tudo o que perguntarem.
Talvez chegamos na parte que mais interessa sobre o que precisa saber antes de viajar para Portugal: custos. Por sorte, Portugal é uma das regiões mais baratas da Europa para ficar um tempo. Isso fica evidente quando comparamos os gastos em relação à França e a Inglaterra. Em geral, você gastará com:
Em média, um almoço em Portugal custa 12 euros. Claro que a região onde está influencia bastante nesse gasto, mas as regiões mais afastadas do centro costumam ser ainda mais baratas. Nisso, pode encontrar refeições por até menos que 10 euros. Lanches custam metade disso.
A entrada em museus gira em torno de 10 euros. Entretanto, há eventos culturais onde essas taxas variam para menos. É possível fazer visitas a alguns lugares por seis euros, sem contar as atrações gratuitas.
Um passe de transporte diário custa em torno de 24 euros. Um pouco mais caro se comparado aos outros itens da lista. Todavia, já que Portugal não é tão grande, você pode se locomover muito dentro da região.
A busca por hotéis deve ser feita com cuidado, de modo a preservar seu conforto e finanças. Sendo assim, investir em hotéis três estrelas costuma ser um ótima pedida. Em regiões mais afastadas do centro, é possível conseguir uma diária por menos de 40 euros. Tudo depende da antecipação das reservas e época da viagem.
Dentre o que precisa saber antes de viajar para Portugal está o destino da viagem. Muitos se rendem à tentação de deixar que o vento os levem, mas isso pode trazer complicações à viagem. Isso porque, sem um roteiro definido, você pode perder pontos importantes do local. Assim, uma vista geral da cidade costuma ser bastante agradável, como:
A capital do Portugal é um polo crescente de tecnologia e paisagismo, o que atrai milhares de visitantes. A quem gosta de compras, a Praça do Comércio comporta diversos bares, restaurantes, cafés e lojas de vários tipos. E tudo fica ao lado do Rio Tejo, motivo de orgulho a quem mora na região.
Além desses, experimente visitar o Mosteiro dos Jerônimos. Sendo atração secular, o seu interior guarda muitos segredos a respeito da cidade. A partir dele, é possível ir diretamente até a Torre de Belém, um dos maiores pontos turísticos da cidade.O fim de tarde é presenteado com um belíssimo pôr do sol.
O distrito do Porto é a segunda maior cidade dentro de Portugal. Sua fama se estende à gastronomia, já que o vinho e bacalhau são conhecidos internacionalmente. Sem contar que a cidade em si é um mapa dos mais variados pontos turísticos, combinando tradição ao mundo moderno.
Por exemplo, a Livraria Lello que, segundo o público, ajudou J. K. Rolling a escrever a saga Harry Potter. Além dela, e dentre tantos pontos, há a Torre dos Clérigos. Por meio dela, é possível obter uma excelente ista da cidade do Porto.
Algumas dicas podem te ajudar sobre o que precisa saber antes de viajar para Portugal. A primeira delas, e relembrando, Portugal é um país bem pequeno. Com isso, alugar um carro pode ser bastante vantajoso. Isso permitirá andar mais rápido de um lugar ao outro e aproveitar a rica gastronomia da região. Isso inclui os pescados, frutos do mar e os famosos doces.
Ademais, lembre de levar algumas roupas mais grossas na viagem. Embora Portugal não o país mais frio da Europa, a depender da época, pode encontrar neve. A sua viagem ficará mais tranquila entre os meses de abril e agosto, os mais ensolarados. O norte do país costuma ter chuvas constantes e intensas entre março e maio. Planeje bem a sua ida para não entrar numa fria, literalmente.
Com tudo o que leu acima, esperamos que sua ida até Portugal seja tranquila, segura e bem mais garantida. Trata-se de um grande projeto que precisa ser bem calculado, planejado e sentido, acima de tudo. O tempo dedicado às descobertas enquanto planeja sua viagem proporcionará um aumento de valores significativos. Assim que entrar no avião, saberá que uma etapa importante da sua vida fora concluída.
Dessa forma, faça uma busca detalhada de onde começar e se programe em cima disso. As informações importantes acima darão segurança durante toda viagem, guiando você por um percurso de descobertas, experiências únicas e renovação. Assim que retornar de Portugal, certamente voltará como novo. Sendo assim, prepare suas malas e boa viagem.
Como comprar viagem, hotel e bilhetes
Como visitar Palma de Maiorca em 3 dias
Listagem de voos baratos partida do Porto
Receba em primeira mão as promoções e oportunidades do momento